Junta de Freguesia de Alquerubim

HISTÓRIA

Como é referido no Dicionário da História de Portugal, Joel Serrão, "Alcorobim" é o nome de região e não de povoado. É uma região situada na margem direita do rio Vouga na fértil região aluvial do rio na zona fronteira, às confluências do Rio Marnel e Águeda deveria ter sido ocupada logo que se deu a primeira reconquista. Aparece-nos na larga doação e dotação de 26 de Janeiro do ano de 956 feita por D. Mumadona Dias ao Mosteiro de Guimarães". Alquerubim pertence ao grupo das freguesias Ribeirinhas e é composta por seis lugares: Paus, Beduído, Ameai, Fontes Calvães e FiaI. O Lugar de Paus como hoje é conhecido, já foi "Villa de Páos", e em 2 de Junho de 1516 o Rei D. Manuel deu o "FORAL a PAOS -Livro dos Foraes Novos da Estremadura". Assim no início do séc. XVI, Paus era Vila e as terras da actual freguesia de Alquerubim constituíam um concelho com a sede na Vila de Paus.

CARACTERIZAÇÃO

A Freguesia é servida pela EN 16-2, possuindo ainda bons acessos às cidades de Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro.
Para além da EN 16-2 as restantes acessibilidades são asseguradas pelo conjunto de estradas municipais que servem a freguesia, com relevância para a EM 577 e a EM 577.

Crescimento da Freguesia
Na freguesia de Alquerubim, no período de tempo (1960-2011), verifica-se que se registou uma dinâmica de crescimento relativamente elevada, aumentando em 18,9% a sua população residente.
De notar que Alquerubim, em 2011, representa a terceira freguesia do Concelho com maior peso relativo em termos de população com 9%.
Verificou-se ainda durante a realização dos censos 2011, que estavam presentes bastantes pessoas na freguesia, que embora não residentes na freguesia utilizam os vários serviços disponibilizados.

ECONOMIA

Actividade Económica
A freguesia de Alquerubim é a terceira freguesia com maior desenvolvimento económico do Município possuindo várias empresas com um volume de faturação anual elevado e com bastante relevo a nível Distrital e Nacional:

Para além destas empresas existem ainda um vasto conjunto de empresas ligadas à agropecuária, que contribuem significativamente para a economia local.